21 de outubro de 2014

ALTERAÇÕES PREJUDICIAIS AO MEIO AMBIENTE

Alterações prejudiciais ao meio ambiente
  Emissões de poluentes - são mais que fenômenos da natureza, têm sido a principal causa das alterações do clima na Terra nos últimos 50 anos. “Gases que provocam o efeito estufa representam a maior influência do homem no clima do planeta. Os principais efeitos diretos dessa alteração climática são uma frequência maior em ondas de calor, secas ou casos de extrema precipitação, mas há ainda impactos relacionados, como mudanças de vegetação ou aumento no nível do mar”.
    O desmatamento e a remoção ou destruição de grandes áreas florestais - ou seja, floresta tropical, ela só acontece por muitas razões, como explorar madeira ilegal, desastres naturais, urbanização, e mineração. E com isso há diversas maneiras de remoção florestal, ou seja, queimadas ou o corte de árvores. Mesmo o desmatamento acontecendo em todo o mundo, saiba que atualmente o desmatamento é uma questão crítica nas florestas tropicais da Amazônia, pois ela é a única grande floresta do mundo que ainda está de pé.
    As represas das usinas hidrelétrica - sabemos que a energia é importante para a população, mas também contribui para o desmatamento da floresta. Mas os componentes de sua construção para ergue essa estrutura não apenas tem impacto ambiental negativo, mas que abre a área à exploração de madeireira, e mais estradas para construir uma represa hidrelétrica, como muitos hectares de terra precisam ser inundados, o que causa decomposição e a liberação de gases causadores do efeito-estufa. E muitos moradores locais também podem ser deslocados pelos projetos de represas, causando assim o desmatamento quando eles se assentam em outras áreas. Incêndio, acidentes quando liberados, destroem largas áreas florestais rapidamente. As áreas de exportação de madeira são mais suscetíveis a incêndio devido ao número de árvores secas e mortas. Os invernos são mais amenos e os verões mais longos assim causando o aquecimento global e também os incêndios.
    Poluição - é a degradação do ambiente por um ou mais fatores prejudiciais à saúde deste. Ela pode ser causada pela liberação de matéria, e também de energia (luz, calor, som): os chamados poluentes. Poluição sonora, térmica, atmosférica, por elementos radioativos, por substâncias não biodegradáveis, por derramamento de petróleo e por eutrofização, são alguns exemplos. Pode causar problemas neuropsíquicos e surdez; alterações drásticas nas taxas de natalidade e mortalidade de populações, gerando impactos na cadeia trófica; morte de rios e lagos; efeito estufa; morte por asfixia; destruição da camada de ozônio; chuvas ácidas e destruição de monumentos e acidificação do solo e da água; inversão térmica; mutações genéticas; necrose de tecidos; propagação de doenças infecciosas, dentre outras, são apenas algumas das consequências da poluição. B44





Nenhum comentário:

Postar um comentário