31 de julho de 2013

GEOGRAFIA


Geografia

A região Sudeste é a mais populosa e urbanizada do país, de acordo com o IBGE em 2009 a população na região sudeste era de cerca 81 milhões, esse número representa cerca de 42 % de toda a população brasileira.

Pessoas do campo se mudam para a região Sudeste em busca de melhores condições.de vida mais a maioria não acaba encontrando. Isso se chama êxodo rural.
A cafeicultura contribuiu para o crescimento da região Sudeste.

Trânsito e moradia são uns dos principais problemas da região Sudeste.
No Sudeste há muitos centro comerciais especializados.
A maior parte dos estabelecimentos comerciais do Brasil se concentra nessa região.

Apoio

Revoltas regenciais

Cabanagem no Pará(1835 a 1840)



Guerra dos farrapos  no Rio Grande do sul ( 1835 a 1845)



Revolta dos Malês na Bahia (1835)



Sabinada na Bahia (1837 a 1838)



Balaiada Maranhão (1838 a 1841)



A guerra dos Farrapos foi a mais longa e não teve derrota



Regências



Regência Trina provisória formada por três pessoas governou o país durante dois meses.



Regência Trina permanente formada por três pessoas e governou o país de 1831  a 1835


Regência Una do Padre Diogo Antônio Feijó governou de 1835 a 1837


Regência Una de Araújo Lima governou de 1835 a 1840




História

Período regencial 


Aqueles que inicialmente apoiaram Dom Pedro I, não aceitaram a constituição outorgada  pelo imperador Dom Pedro I, e deixara m de apoia-lo. Com isso, Dom Pedro, foi se aproximando daqueles que apoiavam a recolonização, e isso, gerava o suspense 

de que o imperador estivesse planejasse reunir Brasil e Portugal


Em 1831 Dom Pedro I reivindicou ao seu trono e voltou a Portugal, com isso seu filho Pedro de Alcântara deveria governar, mais isso não foi possível, porque ele tinha 5 anos de idade e a idade para governar era de 18 anos, por isso, foram escolhidos regentes para governar até que Pedro de Alcântara atingisse a maioridade. Esse período foi chamado de período regencial, que se estendeu da renuncia de Dom Pedro (1831) até seu filho assumir o trono (1840).



Durante esse período, aconteceram várias revoltas que pretendiam dividir o Brasil em repúblicas. Em resposta, o governo regencial criou  a Guarda Nacional, uma forca militar responsável por combater rebeliões e manter a ordem.



Os regentes acreditavam que era necessário antecipar a maioridade do jovem Pedro, para evitar que o brasil se dividisse em várias repúblicas. Assim em 1840, ele assumiu o trono como Dom Pedro II. Com apenas 14 anos de idade.



Correios no Brasil



Em 1663 houve a criação dos correios-mores do Brasil.


Em 1798 foi criado o primeiro sistema serviço de correio terrestres, e estabelecida a primeira ligação postal marítima entre Portugal e Brasil.

Em 1808 houve a mudança nos correios marítimos que foi além de Portugal e Brasil.

Em 1882 Paulo Bregaro foi homenageado como patrono dos correios do Brasil

Em 1840 Dom Pedro II assumiu o trono, o período que ele se manteve no poder  foi chamado de segundo reinado, o governo dele ficou conhecido pela paz interna, pelo crescimento econômico, e pelo uso de novas tecnologias.

As rebeliões que marcaram o período regencial foram controladas.

A economia brasileira cresceu com o café.

As fábricas começaram a sem desenvolver

Algumas ruas principais da cidade receberam iluminação a gás.

O governo do novo imperador foi marcado por várias guerras e conflitos com outros países. Dos conflitos militares da época a Gerra do Paraguai foi a mais longa e violenta., as consequências para Paraguai e Brasil foi:

Brasil: A guerra resultou em muitos problemas econômicos pois uma grande quantia de dinheiro  foi gasta no confronto e o país contraiu uma nova dívida com Inglaterra..

Paraguai: Sua economia foi destruída e partes de seu território foram anexadas pelos países adversários.

GLOSSÁRIO
Outorgada significa que ele mudou

30 de julho de 2013

E.T o extraterrestre

                            E.T o Extraterrestre

                               




Recentemente, eu assisti o filme E.T o extraterrestre. Eu, para falar a verdade não estava gostando no começo mas minha mãe me obrigou a assistir o filme e eu acabei gostando muito. ET é um filme lindo e emocionante.

O filme é de 1982, tem mais de 30 anos! O nome do diretor é Steve Spielberg  e o filme fala de um extraterrestre que por engano foi deixado na Terra, por seus companheiros enquanto fazia uma pesquisa com as plantas da Terra.

Nesse tempo Eliot, um menino comum o encontrou no seu jardim, sua família não acreditou, mais quando ele ajudou ET, eles estabeleceram uma conexão, tudo o que o ET fazia Eliot sentia.  Neste tempo, apenas sua irmã menor e seu irmão maior sabiam desse novo visitante.

o filme fala e uma bonita amizade de 2 seres completamente diferentes, fala de confiança e respeito aos habitantes de outros planetas. Que serve como exemplo para a gente respeitar todas as pessoas que são diferentes da gente.


Looks Star Wars

Penguinado, olhem esses looks da nova festa Star Wars do Club Penguin


princesa jedi treinada


todos os acessórios menos os sapatos e os cabelos você encontrará no catalogo Star Wars a invasão.


jedi com capacete inusitado


apenas os acessórios capa marrom de jedi e sabre de luz vermelho pertencem a festa atual

robô chique


apenas o buá preto e as sapatilhas não pertencem a festa de Star Wars a invasão

jedi em treinamento


apenas as sandálias e a roupa não pertencem a festa






25 de julho de 2013

Ciências

Ciências
       
Todo material é formado por uma carga elétrica que pode ser positiva ou negativa. Não é fácil perceber a presença da eletricidade nos materiais, ela é evidente apenas quando existe uma diferença na quantidade de cargas positivas e negativas em um corpo.

Os estalos que ouvimos, ao tocarmos na tela da tv logo depois de ela ser desligada ou quando em um dia seco de inverno  tiramos a blusa de lã, são indícios da presença das cargas elétricas na matéria.

Com a diferença na quantidade de cargas elétricas positivas e negativas pode-se obter energia elétrica.

Obtemos energia elétrica necessária para um funcionamento dos equipamentos, com pilhas, bateria ou por meio da  rede elétrica.

Por meio das tomadas, dos interruptores, temos acesso á energia elétrica produzida nas usinas geradoras.

As pilhas e baterias são muito úteis, pois permitem utilizar equipamentos elétricos em locais onde não existe distribuição de energia elétrica, no entanto, é importante ter cuidado com o descarte desses objetos, pois neles existem matérias tóxicos.

Os metais são bons condutores de eletricidade pois permite facilmente a passagem da energia elétrica.

Plásticos, borrachas, porcelanas e madeira são isolantes elétricos pois a passagem de eletricidade é mais difícil.

A corrente elétrica é a passagem da energia elétrica através dos materiais condutores, no caso do uso das pilhas e baterias elas geram o movimento das cargas elétricas através do aparelho.

A energia elétrica utilizada nas cidades vem dos locais onde é gerada através dos fios elétricos e outros equipamentos instalados nos postes. Essa eletricidade é então distribuída para as casas, escolas, hospitais, transportes, indústrias etc.

Para que todos aparelhos funcionem, os elementos como fios, tomadas e interruptores devem estar conectados onde a corrente elétrica passa devem estar sem interrupções, formando um circuito elétrico.

A corrente elétrica só percorre se ele estiverem conectados e as cargas elétricas puderem se movimentar.


Os ímãs são objetos naturais ou artificiais, os naturais são os que encontramos na natureza como a magnetita, os artificiais são aqueles produzidos pelo ser humano, a maioria dos ímãs que usamos são artificiais, os ímãs são objetos capaz de atrair metais.

Todo ímã tem regiões opostas polo norte e polo sul.

Se aproximarmos dois polos diferentes eles criam uma atração, se juntarmos dois polos iguais, os ímãs se repelam.

Explicações

Para todos os leitores que esperam que eu poste um livro novo toda semana eu vou fazer uma mudança nesse projeto, eu vou postar livros que eu achei esplêndidos.
bjs
thau