Período regencial
Aqueles que inicialmente apoiaram Dom Pedro I, não aceitaram a constituição outorgada pelo imperador Dom Pedro I, e deixara m de apoia-lo. Com isso, Dom Pedro, foi se aproximando daqueles que apoiavam a recolonização, e isso, gerava o suspense
de que o imperador estivesse planejasse reunir Brasil e Portugal
Em 1831 Dom Pedro I reivindicou ao seu trono e voltou a Portugal, com isso seu filho Pedro de Alcântara deveria governar, mais isso não foi possível, porque ele tinha 5 anos de idade e a idade para governar era de 18 anos, por isso, foram escolhidos regentes para governar até que Pedro de Alcântara atingisse a maioridade. Esse período foi chamado de período regencial, que se estendeu da renuncia de Dom Pedro (1831) até seu filho assumir o trono (1840).
Durante esse período, aconteceram várias revoltas que pretendiam dividir o Brasil em repúblicas. Em resposta, o governo regencial criou a Guarda Nacional, uma forca militar responsável por combater rebeliões e manter a ordem.
Os regentes acreditavam que era necessário antecipar a maioridade do jovem Pedro, para evitar que o brasil se dividisse em várias repúblicas. Assim em 1840, ele assumiu o trono como Dom Pedro II. Com apenas 14 anos de idade.
Correios no Brasil
Em 1663 houve a criação dos correios-mores do Brasil.
Em 1798 foi criado o primeiro sistema serviço de correio terrestres, e estabelecida a primeira ligação postal marítima entre Portugal e Brasil.
Em 1808 houve a mudança nos correios marítimos que foi além de Portugal e Brasil.
Em 1882 Paulo Bregaro foi homenageado como patrono dos correios do Brasil
Em 1840 Dom Pedro II assumiu o trono, o período que ele se manteve no poder foi chamado de segundo reinado, o governo dele ficou conhecido pela paz interna, pelo crescimento econômico, e pelo uso de novas tecnologias.
As rebeliões que marcaram o período regencial foram controladas.
A economia brasileira cresceu com o café.
As fábricas começaram a sem desenvolver
Algumas ruas principais da cidade receberam iluminação a gás.
O governo do novo imperador foi marcado por várias guerras e conflitos com outros países. Dos conflitos militares da época a Gerra do Paraguai foi a mais longa e violenta., as consequências para Paraguai e Brasil foi:
Brasil: A guerra resultou em muitos problemas econômicos pois uma grande quantia de dinheiro foi gasta no confronto e o país contraiu uma nova dívida com Inglaterra..
Paraguai: Sua economia foi destruída e partes de seu território foram anexadas pelos países adversários.
GLOSSÁRIO
Outorgada significa que ele mudou
Nenhum comentário:
Postar um comentário