25 de julho de 2013

Ciências

Ciências
       
Todo material é formado por uma carga elétrica que pode ser positiva ou negativa. Não é fácil perceber a presença da eletricidade nos materiais, ela é evidente apenas quando existe uma diferença na quantidade de cargas positivas e negativas em um corpo.

Os estalos que ouvimos, ao tocarmos na tela da tv logo depois de ela ser desligada ou quando em um dia seco de inverno  tiramos a blusa de lã, são indícios da presença das cargas elétricas na matéria.

Com a diferença na quantidade de cargas elétricas positivas e negativas pode-se obter energia elétrica.

Obtemos energia elétrica necessária para um funcionamento dos equipamentos, com pilhas, bateria ou por meio da  rede elétrica.

Por meio das tomadas, dos interruptores, temos acesso á energia elétrica produzida nas usinas geradoras.

As pilhas e baterias são muito úteis, pois permitem utilizar equipamentos elétricos em locais onde não existe distribuição de energia elétrica, no entanto, é importante ter cuidado com o descarte desses objetos, pois neles existem matérias tóxicos.

Os metais são bons condutores de eletricidade pois permite facilmente a passagem da energia elétrica.

Plásticos, borrachas, porcelanas e madeira são isolantes elétricos pois a passagem de eletricidade é mais difícil.

A corrente elétrica é a passagem da energia elétrica através dos materiais condutores, no caso do uso das pilhas e baterias elas geram o movimento das cargas elétricas através do aparelho.

A energia elétrica utilizada nas cidades vem dos locais onde é gerada através dos fios elétricos e outros equipamentos instalados nos postes. Essa eletricidade é então distribuída para as casas, escolas, hospitais, transportes, indústrias etc.

Para que todos aparelhos funcionem, os elementos como fios, tomadas e interruptores devem estar conectados onde a corrente elétrica passa devem estar sem interrupções, formando um circuito elétrico.

A corrente elétrica só percorre se ele estiverem conectados e as cargas elétricas puderem se movimentar.


Os ímãs são objetos naturais ou artificiais, os naturais são os que encontramos na natureza como a magnetita, os artificiais são aqueles produzidos pelo ser humano, a maioria dos ímãs que usamos são artificiais, os ímãs são objetos capaz de atrair metais.

Todo ímã tem regiões opostas polo norte e polo sul.

Se aproximarmos dois polos diferentes eles criam uma atração, se juntarmos dois polos iguais, os ímãs se repelam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário